História
Afogados da Ingazeira é um município brasileiro localizado na microrregião de Pajeú, estado de Pernambuco. Destaca-se por ser o segundo principal centro comercial do Vale do Pajeú e por ser sede de diversos órgãos públicos como a Gerência Regional de Educação, a Gerência Regional de Saúde, o 23º Batalhão de Polícia, o TG 07-020 sétima região, o Sassepe, o Hospital Regional, a 24º Ciretran Especial, ARE Secretária da Fazenda-PE, Unidade Avançada Corpo de Bombeiros, CREAS regional, Área Integrada de Segurança, além de outros, Possuindo instituições de nível superior e abrigando a Diocese de Afogados da Ingazeira, única diocese de sua microrregião.
Administração
Administrativamente, o município é formado pelo distrito sede e pelos povoados de Carapuça e Queimada Grande. Sua população estimada no ano de 2017 era de 37.017 habitantes, sendo 2º município mais populoso da Microrregião do Pajeú, atrás apeas de Serra Talhada.

Relevo
O município está inserido numa unidade geoambiental denominada “Depressão Sertaneja”. Seu relevo é suave-ondulado;
Vegetação
O município está localizado na bacia do Rio Pajeú, tendo como seu principal reservatório de água a Barragem de Brotas, construída em 1978, com capacidade máxima de armazenagem de água de 19.639.577(m³), sendo o 5º maior reservatório de água da Microrregião do Pajeú, e utilizada para abastecimento das cidades de Afogados da Ingazeira e Tabira através da Companhia Pernambucana de Saneamento. Também possui a Barragem de Laje do Gato, reservatório construído em 1970, com capacidade máxima de armazenagem de 1.102.940(m³), servindo a sua água para irrigação e abastecimento.
Educação
Afogados da Ingazeira é também um polo educacional. Além de um grande número de escolas públicas, possui escolas particulares e escolas técnicas, a cidade conta também com instituições de nível superior.
